DIA DO ESPECIALISTA
FAB celebra o Dia do Especialista de Aeronáutica e os 84 anos da EEAR
A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta terça-feira (25/03), a Cerimônia Militar alusiva ao Dia do Especialista de Aeronáutica e ao 84º aniversário da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP). O evento foi presidido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, ao lado do Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Joelson Rodrigues de Carvalho, e reuniu membros do Alto-Comando, Oficiais-Generais e outras autoridades civis e militares.
A solenidade teve início com a apresentação da tropa, seguida da leitura da Ordem do Dia, que ressaltou a importância dos Especialistas para a eficiência e o desempenho operacional da FAB. Durante o evento, 29 Graduados-Master, representando diversas unidades da Aeronáutica em todo o país, ocuparam posição de destaque ao lado da Tribuna de Honra.
“Prezados Especialistas de Aeronáutica, hoje é o dia de todos vocês! Um dia de celebração, homenagens, medalhas e memórias. Neste ano de 2025, em que se completam 80 anos do vitorioso regresso das tropas brasileiras da Segunda Guerra Mundial, é indispensável reconhecer a atuação heroica de nossos Veteranos Especialistas. Vocacionados em seus ofícios, ao dedicarem suas vidas à Nação, eles ajudaram a escrever uma das páginas mais importantes da nossa história. Com orgulho, reverenciamos o passado, mas sem jamais perder de vista o futuro. Todos vocês, que integram o quadro de Especialistas de Aeronáutica, são essenciais para o contínuo progresso da nossa Força Aérea”, destacou o Comandante da Aeronáutica.
Para o Suboficial Especialista em Suprimento e Graduado-Master da Guarnição de Aeronáutica de São Paulo (GUARNAE-SP), Luiz Cláudio de Faria, a cerimônia foi um momento de grande emoção e reconhecimento. “Ser Especialista de Aeronáutica é muito mais do que exercer uma função técnica, é carregar consigo a responsabilidade de manter a Força Aérea operando com eficiência e precisão. Hoje, ao vermos a história dos Especialistas sendo reverenciada, sentimos orgulho da nossa trajetória e da missão que cumprimos diariamente em prol do Brasil”, contou.
Imposição da Medalha Bartolomeu de Gusmão
Um dos momentos mais solenes da cerimônia foi a imposição da Medalha Bartolomeu de Gusmão, honraria concedida a militares e civis que prestaram serviços de destaque à Aeronáutica Brasileira. Na ocasião, 66 pessoas foram agraciadas com a medalha.
Criada pelo Decreto nº 68.886, de 6 de julho de 1971, a condecoração homenageia o Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão, precursor da aviação mundial por seus estudos em aerostação. Símbolo de dedicação, zelo e compromisso com a FAB, a medalha reconhece aqueles que contribuem significativamente para o fortalecimento da Força Aérea Brasileira.
Fotos: Sargento Müller Marin / CECOMSAER

















